quarta-feira, 16 de maio de 2007

Ai, ai, ai Yukito!


Depois do primeiro post de cultura pop japonesa fiquei devendo mais um sobre os produtos vindos do Nihon (Japão).

Escolhi Sakura CardCaptors para começar. Ele ficou conhecido na forma de mangá pelo grupo CLAMP. Esse grupo é conhecido por produzir histórias shojo com elementos comuns à sua maioria, mas nem por isso deixando de tratar de temas polêmicos - mas isso é assunto para depois.

No Brasil o anime passou na Globo e no Cartoon Network. A série foi exibida em 19 países. Existem duas versões do mangá: uma foi feita pelo autor da série e a outra foi feita pelo CLAMP.

Cardcaptor Sakura conta a história de Sakura Kinomoto, uma garota comum de 11 anos, que liberta acidentalmente um conjunto de cartas mágicas. Seu trabalho então, é reunir todas elas, antes das mesmas causarem transtornos à cidade de onde ela vive.

O mistério que envolve toda a série em suas duas fases é o porque dessas cartas terem ido parar na mão de Sakura, já que pertenceram anteriomente ao grande Mago Clow. Mas reunir as cartas não é tarefa fácil, muitas delas possuem uma personalidade forte ou são muito brincalhonas, provocando estranhos fenômenos em torno da garota. Então, juntamente com a missão de prendê-las ela recebe o guardião Kerberus, um nome imponente para o bichinho da foto acima, então logo ganha o apelino de Kero.

Kero, na verdade tem a forma de um grande leão, mas como Sakura ainda não encontrou a carta sol (a carta que dá poderes ao Kero) ele fica nessa forma de bichinho de pelúcia. E é o repsonsável pelas cenas mais engraçadas do anime. Narcisita, ele adora assistir aos vídeos que a melhor amiga da CardCaptor, Tomoyo, faz enquanto eles estão em ação. Apesar de Sakura em si já ser bem atrapalhada, as cenas com o bichinho amarelo rendem boas risadas, principalmente quando ele reclama que está com fome.

Li Shoran é outro CardCaptor que surge atrás das cartas Clow e causa inveja e ciúme no pequeno guardião. Ele tem muito mais consciência de sua missão do que Sakura, e os dois acabam se apaixonando.

Paixões. É aí que se encontram os temas mais delicados. Na verdade pra conseguir perceber algo tem que ser um tanto malicioso, mas há traços homossexuais na história. Na verdade pode passar como uma amizade muito forte, mas Tomoyo tem uma atração por Sakura, Toya e Yukito parecem ser um casal e tudo indica que a mãe de Tomoyo mantinha o mesmo sentimento pela mãe de Sakura. Nada que prejudique a recepção que você pode ter pela história ou pelo divertimento que você vai ter.

Pegue a pipoca, sente com os dvd's (que você pode encontrar em qualquer loja que tenha muita coisa de anime e mangá) e cuidado para o Kero não pegar a sua comida.

Um comentário:

Dóris disse...

Ai, que saudade desse anime. Ainda vou comprar as duas temporadas em DVD!