Vamos falar de moda!
Não. Não vou discutir se a tendência para o próximo verão é azul petróleo ou rosa sobreposto em tons magenta. Vou falar de outro tipo de moda, a de ideologia.
De tempos em tempos alguns assuntos politizados entram na vida das pessoas e passam a ser o grande assunto do momento, debatido, defendido atacado, enfim da maior importância. E o assunto do momento é o aquecimento global, juntamente com a responsabilidade social.
Bom, que a Terra está superaquecendo, que corremos o risco de perder fontes de matérias-prima, etc, já é conhecido faz tempo, e muitas pessoas já tentaram conscientizar a população da necessidade de uma mudança radical de hábitos.
O que acontece então para que seja tão discutido pela mídia e pelas pessoas na mesa de jantar? Simples, autoridades e celebridades resolveram abraçar a causa e divulgar a mensagem por todo o mundo. Palestras pipocam em todos os locais, Al Gore ganha o Nobel da Paz, Concertos simultâneos são organizados. Tudo muito legal e muito bonito, muito ecologicamente correto.
Não sou contra essas tentativas de modificar questões essenciais para a sustentação do planeta, acho até muito importantes. Já há algum tempo tento evitar pequenas manias que podem ser prejudiciais como jogar lixo na rua, escovar o dente ou lavar a louça com a torneira desligada para que não gaste água à toa. Mas ainda fico com "um pé atrás" quando ocorrem esses mega eventos para divulgar essas idéias verdes.
Podem muito bem servir de pretexto para uma promoção pessoal, mas de qualquer forma se a maior parte das pessoas que estão embarcando nessa onda mantiveram peuqnas atitudes a favor do planeta, todos saem ganhando de qualquer forma.
Um comentário:
Também sou a favor de uma conscientização ecológica da população, mas que seja feita de maneira racional e educativa. O que está ocorrendo atualmente é uma "modinha". É bonito dizer pra seu amigo "SOU ECOLOGICAMENTE CORRETO". O problema é que toda modinha passa, e quando essa passar, como ficará o planeta?
Postar um comentário